Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 outubro 2014

ÑH11 ya tiene ganadores!


Uma medalha de ouro, três de prata e seis de bronze para a infografia portuguesa. O júri da 11ª edição dos Premios ÑH - Lo Mejor del Diseño Periodístico España & Portugal, reunido em Pamplona (Navarra), acaba de conceder um total de 156 medalhas, 34 das quais às secções Infografia. Os meios portugueses ‘Público’ e ‘Público Online’ foram eleitos Publicaciones Mejor Diseñadas. A primeira página do ‘Público’ (‘1918-2013 Mandela’, de 06 de Dezembro) foi distinguida como Mejor Portada del Año (Diarios). Na categoria Rediseños, o diário desportivo ‘O Jogo’ e a revista ‘Sábado’ conquistaram Ouro e Bronze, respectivamente.

À 11ª dos Premios ÑH apresentaram-se a concurso 2 125 trabalhos (1 929 de meios impressos e 196 de meios digitais) de 52 meios de comunicação (41 espanhóis e 11 portugueses), uma participação inferior à da edição anterior. Entre os jurados dos meios impressos esteve Isilda Trindade, directora de arte do ‘Jornal de Leiria’. A entrega dos prémios ocorrerá durante o Congreso ÑH11 Madrid - Lo Mejor del Diseño Periodístico España & Portugal, que terá lugar em Novembro.

Os Premios ÑH foram criados pelo SNDE Capítulo Español de la Society for New Design para impulsionar a qualidade do jornalismo visual em Espanha e Portugal, para apostar numa aproximação entre desenho, fotografia, infografia e ilustração nas redacções e para reconhecer as boas práticas nos media.

ÑH11 
Infografia

Diarios 
Reportajes 
Plata - ‘Público’. ‘Mortes causadas pelo tabaco diminuram desde a entrada em vigor da nova lei’ 
Bronce - ‘Jornal i’. ‘Portugal acaba hoje a maratona’ 
Bronce - ‘Público’. ‘Praias 2014 - Ouro sobre azul’
Portafolios 
Plata - ‘Público’. Portefólio 

Revistas 
Reportajes 
Bronce - ‘Expresso - Revista’. ‘Como se desenha o mito’
Portafólios 
Bronce - ‘Expresso - Revista’. Portefólio de Sofia Miguel Rosa 

Publicaciones Online 
Reportajes 
Plata - ‘Expresso Online’. ‘Que país é este’
Bronce - ‘Expresso Online’. ‘A vida de quem trabalha num navio de cruzeiros’ 
Bronce - ‘Expresso Online’ (Lisboa). ‘O céu é de nós todos há 60 anos’ 
Especiales 
Oro - ‘Público Online’. ‘As linhas da liberdade’ 





Ver 'SNDE - ÑH' e 'ÑH11 - Lista de Premios'.

Sem comentários: