Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 outubro 2014

Prémios World Press Cartoon 2014


Humor gráfico de imprensa. Os vencedores da décima edição do World Press Cartoon acabam de ser anunciados pelo secretariado do salão português do humor gráfico de imprensa. A caricatura ‘Mandela’, do indiano Shankar Pamarthy, publicado no diário ‘Sakshi’, foi o vencedor do Grande Prémio WPC 2014. O salão pretende ser uma referência em qualidade e prestigio para os cartoonistas que publicam os seus trabalhos na imprensa mundial. O cartoonista é simultaneamente um jornalista que olha a realidade e identifica a notícia e um artista gráfico com domínio visual de formas, traços e cores.

O júri internacional, presidido pelo cartoonista português António Antunes, director do salão WPC, e integrado por Adriana Mosquera Soto (Colômbia), Rainer Ehrt (Alemanha), Ferruccio Giromini (Itália) e Jaume Capdevila (Espanha), avaliou duas centenas e meia de obras a concurso, publicadas em jornais e revistas de cinco centenas de países.

O World Press Cartoon enfrentou em 2014 o maior desafio da sua história, com o Município de Sintra a denunciar os acordos estabelecidos para a montagem da exposição no Centro Cultural Olga Cadaval, bem como da respectiva cerimónia de entrega de prémios. Também não foi possível reunir os meios financeiros necessários para suportar os custos de edição do catálogo anual publicado pela LeYa/Texto.

PALMARÉS WPC 2014 
Vencedores das Categorias 
Caricatura 
‘Mandela’, de Shankar Pamarthy (Índia), publicado no ‘Sakshi’ (Índia).  
Cartoon Editorial 
‘Untitled’, de Zarko Luetic (Croácia), publicado na ‘Pikac’ (Croácia). 
Desenho de Humor 
‘Coins in the Bread’, de Agim Sulaj (Albânia), publicado no ‘Corriere Romagna’ (Itália). 






Ver ‘World Press Cartoon 2014 - Prémios’ e 'World Press Cartoon 2014 - Premiados'.

Sem comentários: