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20 outubro 2014

What Makes a Data Visualization Memorable?


Data design is still an art and a science. Os designers de informação estão em permanente procura de novas formas de apresentar dados da forma mais eficaz. Uma infografia memorável deve conter uma imagem familiar para ser mais facilmente reconhecível e notável. Isso inclui imagens de cenas, objectos e pessoas, regista a agência Column Five, recorrendo ao estudo ‘What Makes a Visualization Memorable?’ (2013 MIT).

As infografias são mais ilustres ao incluir pictogramas ou desenhos reconhecíveis. As visualizações de dados em grade, matriz, árvore, rede ou diagrama que contêm elementos pictóricos apresentaram resultados significativamente maiores de memorização do que gráficos comuns de círculos, área, pontos, barras ou linhas. Também a utilização de sete ou mais cores, aliadas a baixas densidades dados e altas densidades visuais contribuem para uma maior atenção do leitor.

Especializada em infografia e visualização de dados, a Column Five foi fundada em 2009, na Califórnia, por Jason Lankow, Josh Ritchie e Ross Crooks. A agência destaca-se pelos seus trabalhos para publicações como a ‘Fast Company’, ‘The Atlantic’, ‘Time’, ‘Forbes’, ‘The Wall Street Journal’, ‘GOOD’ e ‘USA Today’. Os fundadores são também autores do livro ‘Infographics - The Power of Visual Storytelling’ (2012 Wiley).


Ver ‘Column Five - What Makes a Data Visualization Memorable?’ e ‘MIT - What Makes a Visualization Memorable?’


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