Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 novembro 2014

Serra, el rey de la infografía


El infografista más influyente de los últimos 20 años. O jornalista visual espanhol Jaime Serra, director de infografia e ilustração do diário ‘La Vanguardia’, concedeu uma entrevista a Gabriel Giubellino e Norberto Baruch para o diário ‘Tiempo Argentino’. Nas declarações publicadas sob o título ‘Serra, el rey de la infografía’, Jaime Serra considera que para a visualização de dados o jornalismo é algo menor por estar mais focada no marketing.

Jaime Serra defende ainda que a infografia é uma técnica narrativa, com que se pode representar visualmente a realidade ou a ficção, o jornalismo ou a arte. A infografia jornalística deve ser clara, concisa e rigorosa com os factos ou dados, aspectos sem qualquer valor na subjectiva infografia artística. O director de infografia e ilustração do diário ‘La Vanguardia’, critica os infografistas que mantêm nas redacções uma mentalidade de desenhadores não se assumindo como jornalistas visuais. 

Jaime Serra já venceu numerosos galardões nos SND Malofiej - Premios Internacionales de Infografía e SNDE ÑH - Lo Mejor del Diseño Periodístico de España y Portugal. Em 2012, numa votação da SNDE - Capítulo Español de la Society for News Design, foi eleito como o infografista mais influente nos últimos 20 anos e a sua infografia ‘La Ballena Franca’ a mais valorizada nos últimos 20 anos. Desde 2010, mantém a coluna ‘Una Paradoja Dominical’ no ‘La Vanguardia’ e já expôs obras de infografia artística-subjectiva no Arts Santa Mònica (Espanha), Central (México), CCEBA (Argentina) e National Geographic Society Gallery (Estados Unidos).


Ver ‘Tiempo Argentino - Serra, el rey de la infografía’ e ‘Jaime Serra - Archivos’


Sem comentários: