Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 dezembro 2014

Blinded with science


Trivial graphs and formulas increase ad persuasiveness and belief in product efficacy. A aparência de ser científico pode aumentar a capacidade de persuasão, revela o estudo ‘Blinded with Science: Trivial graphs and formulas increase ad persuasiveness and belief in product efficacy’ (2014 Cornell University), da autoria de Aner Tal e Brian Wansink. Elementos visuais simples como gráficos podem aumentar a confiança junto dos leitores.

Os gráficos revelam-se muito eficazes em tornar a informação mais convincente, mesmo que não acrescentem informação em relação ao texto, devido à capacidade de ajudar na compreensão, retenção de informação e percepção de rigor. O alerta é de que, às vezes, um gráfico é apenas um gráfico, e faz passar por ciência o que pode não o ser.

O estudo ‘Blinded with Science: Trivial graphs and formulas increase ad persuasiveness and belief in product efficacy’, publicado no jornal 'Public Understanding of Science', demonstra que quem confia na ciência expressa uma confiança é mais propenso a ser persuadido por gráficos. A representação visual da informação, mesmo que não aumente a compreensão, adiciona validade científica.



Ver 'Public Understanding of Science - Blinded with Science: Trivial graphs and formulas increase ad persuasiveness and belief in product efficacy’ e ‘Cornell University - Trivial Scientific Information Can Increase Our Sense of Trust in Products’.

Sem comentários: