Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 janeiro 2015

Have Infographics and Data Visualizations Ruined Good Map Design?


Beyond the map. Os cartógrafos aplicam normas e princípios de bom design nos seus trabalhos, num esforço para os leitores apreciarem os seus mapas geográficos ou topográficos. Agora, os mapas foram substituídos por infografias e visualizações de informação. Proliferam as misturas de dados, gráficos e mapas num esforço para contar histórias. No artigo ‘Have Infographics and Data Visualizations Ruined Good Map Design?’, o canadiano Glenn Letham, geógrafo e editor do blogue ‘GISuser’, da Esri, lamenta a qualidade do produto final.

Nesta era de partilha nas redes sociais, bloggers e editores publicam infografias e visualizações de informação pouco criativas que são sucedâneos de mapas. Longe vão os tempos dos princípios cartográficos, padrões de design, escala, clareza, projecção, orientação e composição, os elementos para a criação de um bom design cartográfico. Para Glenn Letham, continua a haver bom mapeamento e trabalhos de qualidade, no entanto, este trabalho é secundarizado por representações visuais de cores contrastantes.

O problema identificado por Glenn Letham é o uso de ferramentas de software para a criação de infografias que não têm componentes cartográficas específicas, muito provavelmente porque requerem competências especializadas e tempo de aprendizagem. O livro 'Mapping the Nation: Building a More Resilient Future' (2015 Esri Press), uma colecção de mapas do Esri GIS, demonstra a arte do mapeamento.


Ver ‘GISuser - Have Infographics and Data Visualizations Ruined Good Map Design?’'Esri Press - Mapping the Nation: Building a More Resilient Future' e 'Esri - Geographic Information System'.

Sem comentários: