Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 janeiro 2015

Jornalismo Drone


Regulamentação e Utilização. Os veículos aéreos não tripulados, dirigidos por controlo remoto, começam a ser utilizados com maior frequência pelos média para diferentes coberturas. Meios como a BBC, ‘National Geographic Magazine’ e CNN utilizam drones para obter fotografia e vídeo desde novas perspectivas. Também as universidades norte-americanas Mizzou University of Missoury e University of Nebraska-Lincoln já promovem programas de Drone Journalism. Em 2011, foi fundada a PSDJ, primeira organização internacional de jornalistas-drone, que se dedica à ética e tecnologia.

O objectivo do jornalismo-drone é, juntamente com outras ferramentas, melhorar a recolha e elaboração de melhores conteúdos informativos. A versatilidade dos drones permite a sua utilização pela infografia, no sobrevoo de áreas, na obtenção de vistas aéreas e no registo de ângulos nunca vistos. Destaca-se também a utilidade do jornalismo-drone em situações em que a segurança física dos jornalistas visuais pode ser colocada em risco.

O Instituto Nacional de Aviação Civil e a revista ‘Segurança e Defesa’, da Diário de Bordo Editores, organizam, no início de Fevereiro, o I Seminário sobre Regulamentação e Utilização de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, com a finalidade de debater as diversas vertentes de utilização dos drones a nível privado e da Segurança Interna e da Defesa Nacional, bem como o respectivo enquadramento normativo.



Ver ‘INAC - I Seminário sobre Regulamentação e Utilização de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas’, ‘UNL CJMC - Drone Journalism Lab’, ‘PSDJ - Professional Society of Drone Journalists’ e ‘Diário de Bordo Editores - Revista Segurança e Defesa’.

Sem comentários: