Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 janeiro 2015

The State of Information Visualization, 2015


Robert Kosara. Em 2014 muitas coisas aconteceram na visualização de informação e parece ser uma conclusão precipitada de que não foi um ano emocionante para a análise e representação visual de grandes volumes de dados. No artigo ‘The State of Information Visualization, 2015’, publicado no site ‘EagerEyes’, o austríaco Robert Kosara faz um balanço positivo da coerência e qualidade novos desenvolvimentos.

Robert Kosara regista muitas novas e interessantes abordagens a criação de narrativas de visualização mais convincentes (storytelling) e mostra-se pouco convencido com a técnica de apresentação de conteúdos longos e flexíveis online que reúnem textos jornalísticos, fotos, ilustrações, infografia, vídeos e ligações (scrollytelling). Regista também a afirmação das conferências sobre visualização de informação e o (re)lançamento de sites de jornalismo de dados, onde ainda há um longo caminho a percorrer. Destaca ainda o lançamento do livro ‘Visualization Analysis & Design’ (2014 AK Peters/CRC Press), de Tamara Munzner.

Para 2015, Robert Kosara antecipa o lançamento do livro ‘Storytelling with Data’, de Cole Nussbaumer e espera que os estudos e análises de dados se reflictam em mais representações visuais. Professor de Computer Science na universidade UNC Charlotte (Carolina do Norte - Estados Unidos) e colaborador da Tableau Software, Robert Kosara é editor do site ‘EagerEyes’ e investigador em Visualização de Informação.


Ver ‘EagerEyes - The State of Information Visualization, 2015’.

Sem comentários: