Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

20 janeiro 2015

Visualization goes mainstream


Predictions for Journalism 2015 by Alberto Cairo. O Nieman Journalism Lab, centro online sobre desenvolvimentos no jornalismo da norte-americana Nieman Foundation, pediu a alguns dos especialistas mais influentes para prever o que 2015 trará para o futuro do jornalismo. A ‘Nieman Lab Series - Predictions for Journalism 2015’ conta com a previsão, expressão de um desejo, do jornalista visual espanhol Alberto Cairo, que antecipa que a visualização de informação se vai popularizar. 

Alberto Cairo conjectura um interesse crescente na análise de dados, como forma de extrair informações a partir de dados e contar histórias. Para o designer gráfico, os jornalistas não são suficientemente bons na apresentação de dados, pelo que as escolas de jornalismo devem ensinar mais sobre teoria e ferramentas para visualizações e infografias de qualidade, nomeadamente a estatística descritiva. Alberto Cairo defende ainda que o objectivo central da visualização não é a estética ou o impacto visual por si, mas a compreensibilidade. Grande parte dos equívocos nas redacções dos meios impressos resulta da direcção de infografia depender do departamento de arte. 

Director do departamento de visualização da University of Miami School of Communication, Alberto Cairo é o responsável pelo site ‘UM Visualization’ e autor dos livros ‘Infografía 2.0’ (2008 Alamut) e ‘El Arte Funcional’ (2011 Alamut). Foi editor de infografia no ‘elmundo.es’ e revista ‘Época’ e vencedor de seis dezenas de medalhas nos SND-E Malofiej Premios Internacionales de Infografía e SND-E Premios ÑH.


Ver ‘Nieman Journalism Lab - Predictions for Journalism 2015: Alberto Cairo’ e ‘The Functional Art - An introduction to information graphics and visualization’.

Sem comentários: