Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 fevereiro 2015

‘World Press Cartoon 2014’


Humor gráfico de imprensa. A competição e exposição World Press Cartoon dá anualmente origem à edição de um livro no qual se divulgam os melhores desenhos publicados na imprensa mundial nas áreas de caricatura, cartoons editorais e desenhos de humor. Acabado de lançar, o álbum ‘World Press Cartoon 2014’ (2015 Babel) assinala a décima edição do evento e apresenta ao longo de 380 páginas uma recolha das melhores obras que retratam com acutilância e humor, os acontecimentos que, a nível mundial, fizeram história ao longo do ano.

A caricatura ‘Mandela’, do indiano Shankar Pamarthy, publicado no diário ‘Sakshi’, foi o vencedor do Grande Prémio WPC 2014. O salão pretende ser uma referência em qualidade e prestigio para os cartoonistas que publicam os seus trabalhos na imprensa mundial. O cartoonista é simultaneamente um jornalista que olha a realidade e identifica a notícia e um artista gráfico com domínio visual de formas, traços e cores.

O World Press Cartoon enfrentou em 2014 o maior desafio da sua história, com o Município de Sintra a denunciar os acordos estabelecidos para a exposição e entrega de prémios no Centro Cultural Olga Cadaval. Também não foi possível reunir os meios financeiros necessários para suportar os custos de edição do catálogo anual publicado pela LeYa/Texto, cabendo agora a edição à Babel. Juntando arte, humor, crítica social e sátira política, o World Press Cartoon, presidido pelo canonista português António Antunes, foi eleito International Cartoon News Center - Best Cartoon Contest of Year 2012.


Ver ‘Babel - World Press Cartoon 2014’ e ‘WPC - World Press Cartoon’.

Sem comentários: