Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

14 março 2015

Infografia, um género jornalístico


Gazeta à Infografia. Estão abertas até 30 de Abril as candidaturas aos Prémios Gazeta de Jornalismo 2014. Promovidos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas, os prémios recebem trabalhos enviados a concurso publicados durante o ano anterior e os seus autores devem possuir carteira profissional de jornalista. São atribuídos Prémios de Mérito, Imprensa, Televisão, Rádio, Fotografia, Multimédia, Revelação e Imprensa Regional.

À categoria Multimédia os concorrentes podem candidatar-se com um único trabalho ou com um projecto especial para um site de um órgão de comunicação social. Os projectos especiais devem ser apresentados numa síntese com um tempo limite de 20 minutos. Só podem concorrer os trabalhos que combinem pelo menos duas destas linguagens: fotografia, vídeo, texto e som.

A infografia é uma modalidade do fazer jornalístico, ainda que se discuta se é um género ou um subgénero jornalístico, que não deve ser confundido com ilustração. A representação visual da informação é um tipo de linguagem que compreende vários géneros possíveis, um procedimento de tratamento da informação, distinto do texto e da imagem. Fazer jornalismo é produzir géneros jornalísticos como a Infografia, não contemplada nos Prémios Gazeta de Jornalismo.


Ver ‘Clube de Jornalistas - Regulamento Prémios Gazeta de Jornalismo 2014’ e ‘Anyforms - Comunicar, seduzindo o olhar’.

Sem comentários: