Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 março 2015

Líneas de Innovación en Periodismo


Periodismo de datos. Periodismo con futuro. A investigação jornalística apoiada em base de dados, completada com a visualização infográfica da informação, constitui uma clara tendência ascendente. No balanço ‘Líneas de Innovación en Periodismo’, publicado no site da revista ‘Cuadernos de Periodistas’, Ramón Salaverría, professor de Periodismo na Universidad de Navarra, aponta que os principais meios impressos vêem no jornalismo de dados e visualização de informação um factor de qualidade distintivo para manter o seu status privilegiado.

Em Espanha, Ramón Salaverría lamenta que grande parte da imprensa de referência tenha desmantelado as suas secções de infografia, depois de anos na vanguarda da representação gráfica da informação e que levaram designers gráficos de informação espanhóis a liderar os departamentos de infografia em publicações internacionais de referência.

O professor de Periodismo na Universidad de Navarra, destaca no site da revista trimestral da Asociación de la Prensa de Madrid que o principal impulso do jornalismo de dados e visualização de informação em Espanha vem agora dos media independentes de pequena dimensão, impressos e digitais, que começam a apostar na infografia.


Ver ‘Cuadernos de Periodistas - Líneas de Innovación en Periodismo’ e ‘Universidad de Navarra Facultad de Comunicación - Ramón Salaverría'.

Sem comentários: