Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 março 2015

‘Pyongyang’


Novela gráfica biografica de Guy Delisle. A editora Devir / Biblioteca de Alice prepara o lançamento da edição portuguesa de ‘Pyongyang’ (2013 L’Association), uma novela gráfica biográfica de Guy Delisle. Numa edição de capa dura com 192 páginas a preto e branco, o autor canadiano de banda desenhada traça uma visão pessoal e informativa da Coreia do Norte, onde os jornalistas não são bem-vindos.

Em ‘Pyongyang - Uma viagem à Coreia do Norte’, Guy Delisle, com a companhia constante e obrigatória de um guia e um tradutor, percorre a capital e arredores com seu olhar de artista, vendo além do que é cuidadosamente selecionado para ser apresentado aos raros visitantes estrangeiros. Apresenta o seu testemunho único do país, dos habitantes, dos costumes, da situação de expatriado e do regime totalitário de Kim Jong-Il, a única dinastia comunista do mundo.

Guy Delisle, de 49 anos, é autor de ‘Shenzhen’ (2000 L’Association), um relato de viagem com observações sobre a vida na fria e isolada cidade do sul da China, que integra a lista Les Inrockuptibles - 100 BD Indispensábles, ‘Chroniques Birmanes’ (2007 Delcourt), que narra uma estadia em Rangoon acompanhado da mulher que trabalha nos Médecin Sans Frontières, e ‘Chroniques de Jérusalem’ (2011 Delcourt), que relata uma época passada com a família em Israel e que lhe valeu o Fauve d’Or 2012, prémio de melhor álbum no Festival d’Angoulême.



Ver ‘Devir Portugal - Pyongyang’.

Sem comentários: