Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 abril 2015

Defining Information Design


Sheila Pontis. Definições de várias fontes (livros, jornais, sites) foram codificadas utilizando uma abordagem de análise temática para compreender como a definição de Information Design tem evoluído ao longo dos últimos quinze anos. O trabalho da argentina Sheila Pontis, publicado no seu blogue ‘Mapping Complex Information’, pretende tornar mais claro o que é o design de informação, criando uma definição mais ampla.

A definição sugere que o design de informação visa aumentar ou promover a compreensão eficiente e eficaz de algo e ajudar a informar, simplificar e tornar a informação acessível, melhorando a clareza de comunicação. Este entendimento pode ser alcançado através de padrões reveladores e relacionamentos não conhecidos com a ajuda da representação visual da informação. Começa com a pesquisa e compreensão do problema e desenvolvimento de uma organização eficaz dos dados. O designer de informação tem que entender o que significa e o que requer saber, o que indica a necessidade de trabalhar com especialistas de conteúdo. As soluções são a infografia e visualização de informação, com recurso a histórias, estratégias ou recomendações, para mostrar com rigor e estética os requisitos do assunto.

Sheila Pontis formou-se em Graphic Design, Editorial Techniques e Information Design na Argentina, Espanha e Inglaterra e é membro da The Higher Education Academy. Edita ainda o blogue ‘Mapping Complex Information’ e é sócia da consultora Sense Information Design.


Ver ‘Mapping Complex Information - Defining Information Design’ e ‘Sense Information Design’.

Sem comentários: