Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

08 abril 2015

Design and Redesign in Data Visualization


Fernanda Viégas / Martin Wattenberg. A visualização de dados e informação é parte essencial dos processos do jornalismo e comunicação. Com a popularização surgem também as críticas, comentários e controvérsias. Fernanda Viégas e Martin Wattenberg, membros do Google Visualization Research - Big Picture Group, pensam as questões envolvidas na crítica de visualização no artigo ‘Design and Redesign in Data Visualization’, publicado originalmente no livro ‘Malofiej 22’ (2015 SND-E / Universidad de Navarra).

Como a visualização de dados e informação se baseia na transformação de dados brutos, a crítica pode assumir a forma do redesenho das visualizações. A criação de um novo diagrama redesenhando o original serve de crítica e traz clareza à análise. A crítica por redesenho serve para comparar métodos e refazer trabalhos se estiver disponível o acesso aos dados da visualização. Contudo, estas reformulações podem ser problemáticas com os críticos a simplificarem e removerem contexto para ajudar na sua argumentação visual.

Fernanda Viégas e Martin Wattenberg alertam que a crítica por redesenho tem alcance e imediatismo com as redes sociais o que permite ser amplamente discutida mas pode originar animosidade, pelo que recomendam rigor na análise e respeito quer pelos críticos, quer pelos autores. A convicção é de que o redesenho e reformulação é uma parte essencial da crítica pública à infografia, devendo evoluir da crítica da técnica à crítica dos conteúdos.


Ver ‘Design and Redesign in Data Visualization - Fernanda Viégas / Martin Wattenberg' e ‘Google Visualization Research - Big Picture Group’.

Sem comentários: