Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 abril 2015

‘Parem as Máquinas!’


Glórias, peripécias e embustes do jornalismo português. Recuperando as proezas jornalísticas de Ferreira de Castro, Acúrcio Pereira, Reinaldo Ferreira, Urbano Tavares Rodrigues, Eduardo Gageiro ou Norberto Lopes, entre muitos outros, o livro ‘Parem as Máquinas!’ é uma obra singular, divertida e surpreendente, que dá a conhecer ao leitor as mais extraordinárias, insólitas e rocambolescas aventuras que fizeram o jornalismo, mas é também um tratado de amor aos jornais que fizeram a sociedade portuguesa.

A obra de 256 páginas da autoria do jornalista Gonçalo Pereira Rosa, num lançamento da Edições Parsifal, conta com prefácio do jornalista Baptista-Bastos e ilustrações de Luís Taklim e Miguel Alves. São 23 textos de histórias de jornalistas, desde o estertor da monarquia até aos primeiros anos do período democrático pós-revolução de 1974, publicados na revista ‘JJ - Jornalismo & Jornalistas’, crónicas agora reformuladas. 

Especializado na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural, Gonçalo Pereira Rosa é director da revista ‘National Geographic Portugal’ e assistente na Universidade Católica Portuguesa, tendo já publicado o livro ‘A Quercus nas Notícias’ (2006 Porto Editora). É ainda autor do blogue ‘Ecosfera’.

 

Ver ‘Edições Parsifal’ e ‘Ecosfera’.

Sem comentários: