Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 junho 2015

‘Trama’ de João Fazenda


Traço ponto traço. O livro ‘Trama’, do ilustrador português João Fazenda, estreia a nova colecção ‘Fósforo’, dedicada ao ensaio e outras provocações, da editora Abysmo, fundada por João Paulo Cotrim. O livro ilustrado mostra a oficina e o artista a trabalhar, com o seu alinhamento de hesitações, ideias e experiências. A obra contém uma única palavra, desenhada: ‘trama’, isto é, a linha narrativa que une os fragmentos de uma história.

O olhar de João Fazenda, um dos mais produtivos e desafiantes produtores de imagem da actualidade, surge por malhas que tece pelo gesto de desenhador, que combina traço e mancha, forma e espaço. Trama é ainda a velha rede de pontos que permitiam iludir-nos com a impressão das cores. João Fazenda trama os leitores ao fazê-los ver as cores do mundo num livro a preto e branco.

Desde 1999, as ilustrações de João Fazenda têm aparecido no ‘Público’, ‘Visão’, ‘Time Out Lisboa’, ‘The New York Times’, ‘The Guardian’ e ‘El País’ e já foram distinguidas com prémios de excelência pela Society for News Design. O seu livro ‘Tu és a Mulher da minha Vida, ela a Mulher dos meus Sonhos’ (2001 Edições Polvo), com argumento de Pedro Brito, foi eleito Melhor Álbum Português no Amadora BD Festival Internacional de Banda Desenhada e já editado em França e Polónia.


Ver ‘Abysmo’ e ‘João Fazenda’.

Sem comentários: