Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 julho 2015

Prémio Nacional de Ilustração 2014


'Capital’ de Afonso Cruz. O escritor e ilustrador Afonso Cruz acaba de vencer o PNI 2014 - 19º Prémio Nacional de Ilustração, promovido pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, pelas ilustrações de 'Capital', numa edição da Pato Lógico. O prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas no domínio da ilustração de livros para crianças e jovens em Portugal.

O livro ‘Capital', de 32 páginas, conta a história de um menino que recebe um porquinho-mealheiro, de louça, com uma ranhura nas costas para que possa ser alimentado com capital. O autor Afonso Cruz, de 44 anos, ilustrou, desde 2007, cerca de trinta livros para crianças, trabalhando com autores como José Jorge Letria, António Torrado ou Alice Vieira.

O júri PNI 2014 foi composto por Adriana Baptista (ESE PP), Pedro Moura (LerBD) e Vera Oliveira (DGLAB). Considerada a mais importante distinção na área da ilustração, o Prémio Nacional de Ilustração atribuiu ainda menções honrosas às ilustrações das obras ‘Lá Fora’ de Bernardo Carvalho e ‘Com o Tempo’ de Madalena Matoso, ambas da Planeta Tangerina.


Ver 'DGLAB - PNI 2014', ‘Pato Lógico - Capital’ e ‘Afonso Cruz - Portfolio’.

Sem comentários: