Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

14 julho 2015

Vencedores World Press Cartoon 2015


Humor gráfico de imprensa. Os vencedores da 11ª edição do World Press Cartoon acabam de ser anunciados em Cascais, no salão do humor gráfico de imprensa. O português André Carrilho, com o cartoon editorial ‘Ébola’, publicado no jornal ‘Diário de Notícias’, foi o vencedor do Grande Prémio WPC 2015.

O júri internacional, presidido pelo cartoonista António (fundador do WPC) e integrado por Firoozeh Mozaffari (Irão), Augusto Cid (Portugal), Xaquín Marín (Espanha) e Agim Sulaj (Albânia) avaliou quatro centenas de obras a concurso de mais de 200 autores, publicadas em jornais e revistas de 55 países. Em 2012, o World Press Cartoon foi eleito International Cartoon News Center - Best Cartoon Contest of Year.

A exposição ‘World Press Cartoon 2015 - Top 50’, que apresenta as 50 melhores obras em competição, está agora patente, até 27 de Setembro, no Bairro dos Museus - Cidadela de Cascais, numa parceria com a angolana Newshold, editora do ‘Jornal i’ e ‘Sol’. A editora Babel prepara o lançamento do livro ‘World Press Cartoon 2015’, de 380 páginas, com uma compilação dos trabalhos a concurso.

VENCEDORES CATEGORIAS 
Cartoon Editorial 
‘Ébola’, de André Carrilho (Portugal), publicado no ‘Diário de Notícias’ (Portugal). 
Caricatura
‘Messimania’, de Cau Gomez (Brasil), publicado no ‘A Tarde’ (Brasil). 
Desenho de Humor
‘Untitled’, de Michael Kountouris (Grécia), publicado no ‘Shedia’ (Grécia). 



Ver ‘World Press Cartoon 2015 - Prémios’, ‘World Press Cartoon - WPC 2015’ e ‘CM Cascais - WPC 2015’.

Sem comentários: