Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 setembro 2015

Prémio Sebastião Rodrigues


Design de Comunicação. O projecto 'Capas de Cadernos de Programação do Teatro Nacional São João' da designer gráfica Joana Monteiro, é o grande vencedor do Prémio Sebastião Rodrigues de design de comunicação na categoria Profissionais. A exposição dos projectos seleccionados pelo júri, que conta também com um documentário sobre o mestre que dá nome ao prémio, pode ser visitada de 12 de Setembro a 29 de Novembro, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A directora de arte Joana Monteiro reconhece no seu trabalho a paixão pela tipografia. Para construção de imagens gráficas faz uso e mistura várias técnicas. Licenciou-se em Pintura e Design de Comunicação (ARCA, Coimbra). Fez o mestrado em Design Gráfico (University of the Arts London). Estudou na Royal College of Art, Londres, onde experimentou vídeo e tipografia tradicional. Colaborou com o atelier FBA, em Coimbra, durante 5 anos. É freelancer desde 2007 e tem trabalhado sobretudo com clientes da área da cultura. É co-fundadora do Clube dos Tipos.

Como meio de estimular a produção de design de qualidade e o investimento em inovação e investigação a DGArtes criou o Prémio Sebastião Rodrigues de design de comunicação, inspirado no trabalho e papel de Sebastião Rodrigues (1929-1997), incontornável referência no campo do design gráfico, premiado com o ICOGRADA Award of Excellence 1991. Dirigido a finalistas e a profissionais, este prémio assinala a importância do design de comunicação nacional nas suas diversas áreas e formas de aplicação.


Ver ‘Ano do Design Português - Prémio Sebastião Rodrigues’, ‘Joana Monteiro’ e 'Clube dos Tipos'.

Sem comentários: