Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 novembro 2015

Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2015


Amadora BD. O festival internacional de banda desenhada Amadora BD acaba de atribuir os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do mercado editorial português de banda desenhada. A atribuição dos troféus passou pelas fases de candidatura (apresentação dos álbuns a concurso pelas editoras), nomeação (selecção por júri dos álbuns finalistas para cada uma das categorias) e votação (o júri volta a pronunciar-se identificando o vencedor de cada categoria). O júri foi presidido por Nelson Dona, director do Amadora BD.

A edição de banda desenhada em Portugal continua a ser um pequeno nicho, mas ainda assim tem sabido crescer e encontrar o seu público, criando pelo caminho novos leitores e canais de distribuição e divulgação. Entre as chancelas de grandes grupos editoriais e pequenas editoras, há grandes diferenças de recursos, mas não uma separação no que toca à qualidade de edição, impressão, acabamentos ou conteúdo.

A 26ª edição do Amadora BD, promovida pela CM Amadora, decorre até 08 Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (Amadora), e apresenta como tema central ’A Criança na BD'. O programa do festival contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros, sessões de autógrafos, debates e colóquios, cinema de animação e feira do livro de banda desenhada e ilustração.

PRÉMIO MELHOR ÁLBUM DE AUTOR ESTRANGEIRO   
‘Papá em África’ de Anton Kannemeyer (MMMNNNRRRG) 
PRÉMIO CLÁSSICOS DA 9ª ARTE   
‘O Diário do Meu Pai’ de Jiro Taniguchi (Levoir/Público) 
PRÉMIO MELHOR ÁLBUM DE TIRAS HUMORÍSTICAS   
‘Toda a Mafalda’ de Quino (Verbo) 
PRÉMIO MELHOR ÁLBUM PORTUGUÊS   
‘Zombie’ de Marco Mendes (Turbina/Mundo Fantasma) 
PRÉMIO MELHOR ÁLBUM DE AUTOR PORTUGUÊS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA  
‘Figment’ de Filipe Andrade (Marvel/Disney) 
‘Loki - Agent of Asgard’ de Jorge Coelho (Marvel)




Sem comentários: