Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 novembro 2015

‘Almanaque Português’


Os designers mudaram muito, mas o design é intemporal. O jornal ‘Público’ lança ‘Almanaque Português’, uma colecção fac-similada e em formato original que reúne as primeiras edições das revistas portuguesas mais icónicas e que dá a conhecer o trabalho de grandes ilustradores, designers gráficos e tipógrafos portugueses do século XX. Uma colecção inédita e exclusiva de 10 volumes (12 revistas) que revelam que os designers mudaram muito, mas que o design é intemporal. Colecção de revistas ‘Almanaque Português’, de 26 de Novembro a 28 de Janeiro, às quintas, com o ‘Público’ por mais 6,90 euros.

As revistas são objectos fascinantes pela forma como se relacionam com o tempo, simultaneamente, actuais e intemporais. A colecção ‘Almanaque Português’ reune um conjunto de primeiras edições de revistas portuguesas que se destacam pela sua qualidade gráfica e artística, oferecendo excelentes capas ilustradas ou imaginativas soluções tipográficas. O termo ‘almanaque’ consagrou um género de publicação periódica de conteúdo e temática diversificados que se popularizou, surgindo como um caleidoscópio onde a sociedade se reflecte nas suas múltiplas facetas.

Coordenada por José Bártolo (professor na ESAD e editor da revista ‘PLI Arte & Design’) e Jorge Silva (fundador do atelier Silvadesigners), a colecção ‘Almanaque Português’ revela projectos de edição ligados aos movimentos de vanguarda e documentos históricos. Nas revistas encontramos espelhadas as principais características de um tempo, os seus estilos, modas, correntes, técnicas ideias e autores.

26 de Novembro - ‘Almanaque’ (1959) 
03 de Dezembro - ‘Civilização’ (1929) 
10 de Dezembro - ‘Panorama’ (1941) 
17 de Dezembro - ‘&etc’ (1973) e ‘A Paródia’ (1900) 
24 de Dezembro - ‘Sema’ (1979) 
31 de Dezembro - ‘Arquitectos’ (1938) 
07 de Janeiro - ‘CineRevista’ (1917) 
14 de Janeiro - ‘Lusíada’ (1952) 
21 de Janeiro - ‘Lácio’ (1939) e ‘Crónica Cinematográfica’ (1930) 
28 de Janeiro - ‘Europa’ (1925) 


Ver ‘Público Colecções - Almanaque Português’.

Sem comentários: