Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 julho 2016

Prémio Nacional de Ilustração 2015


‘Dança’ de João Fazenda. O ilustrador João Fazenda acaba de vencer o PNI 2015 - 20º Prémio Nacional de Ilustração, promovido pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, pelas ilustrações de 'Dança', numa edição da Pato Lógico. O prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas no domínio da ilustração de livros para crianças e jovens em Portugal.

O livro ‘Dança', de 32 páginas, conta a história de um casal em que ele quer dançar, mas o corpo não obedece e ela é leve e balança. O autor João Fazenda, de 37 anos e a viver e trabalhar entre Lisboa e Londres, colabora com o ‘Público’, ‘Visão’, ‘Time Out Lisboa’, ‘The New York Times’, ‘The Guardian’ e ‘El País’ e já foi distinguido com prémios de excelência pela Society for News Design. O seu livro ‘Tu és a Mulher da minha Vida, ela a Mulher dos meus Sonhos’ (2001 Edições Polvo) foi eleito Melhor Álbum Português no Amadora BD Festival Internacional de Banda Desenhada.

O júri PNI 2015 foi composto por Susana Lopes Silva (ESE PP), Manuel San Payo (FBAUL) e Ana Castro (DGLAB). Considerada a mais importante distinção na área da ilustração, o Prémio Nacional de Ilustração atribuiu ainda menções especiais às ilustrações ‘Verdade?!’ (Pato Lógico), de Bernardo P. Carvalho, e ‘Gato Procura-se’ (LeYa Caminho), de Yara Kono.


Ver 'DGLAB - PNI 2015', ‘Pato Lógico - Dança’ e ‘João Fazenda - Ilustração’.

Sem comentários: