Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 janeiro 2017

Festival d'Angoulême


Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album. O álbum de banda desenhada ‘Paisage après la Bataille’ (2016 Actes Sud BD / Frémok), dos belgas Philippe de Pierpont (argumento e cenário) e Eric Lambé (desenho), acaba de ser distinguido no Festival d'Angoulême com o prémio Fauve d'Or, para melhor álbum editado em França em 2016, entre as 42 obras a concurso.

A novela gráfica conta a história de Fany, uma jovem que se aloja num acampamento de caravanas durante um Inverno rigoroso e da relação que cria com residentes com vidas precárias. Uma obra de ritmo lento, de poucas palavras e cores, e de um grafismo abstracto e minimalista.

Criado em 1974, o Festival d'Angoulême é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême, na região de Poitou-Charentes. O festival reúne mais de 260 expositores, 7 000 profissionais, 1 600 autores e 800 jornalistas e programa exposições temáticas, ateliers, espectáculos, projecções, encontros com autores, apresentação de álbuns, debates e conferências, para além da feira de banda desenhada.

Festival d'Angoulême - Palmarès Officiel 
FAUVE D'OR - PRIX DU MEILLEUR ALBUM 2016 
‘Paisage après la Bataille’ Philippe de Pierpont / Eric Lambé (2016 Actes Sud BD / Frémok) 
FAUVE D’ANGOULEME - PRIX SPECIAL DU JURY 
‘Ce qu’il Faut de Terre à L’Homme’ Martin Veyron (2016 Dargaud)



Sem comentários: